,

Viagem Culinária Episódio 1 #Itália

15:20

Boa Noite esta começando o Viagem Culinária toda semana irei apresentar pratos típicos de cada pais para entreter-los e fazerem conhecer a cultura gastronômica de cada país


Hoje iremos apresentar tres pratos típicos de um país lindo e que tem uma grande destaque na culinária mundial: Itália,irei mostrar uma entrada,um prato principal e uma sobremesa


Uma das entradas mais pedidas na Itália,os antipasti são pequenos pratos que são servidos no início da refeição, para abrir o apetite para uma bella magiata;sua função é preparar o paladar para abordar a degustação dos pratos que se seguirão, é a primeira oportunidade para o prazer do paladar.

                                       1. ANTIPASTI MISTI TOSCANI:



Ele é composto de 3 coisas muito comuns na culinária italiana, e que você poderá encontrar facilmente  até mesmo separadas em um cardápio; ele é composto de Crostini, que significa “pequenos brindes” em italiano, é composto por pequenas fatias de pão, geralmente pão toscano, que pode ser servido natural ou torrado. As coberturas podem incluir uma variedade de queijos, carnes e vegetais, ou pode ser apresentada de forma mais simples com um fio de azeite e ervas ou um molho. Também é composto por Bruschetta,que vem do italiano “bruscare“, como “para assar na brasa”, refere-se ao pão e não ao recheio. A receita clássica é pão tipo ciabatta onde se esfrega um dente de alho e depois vai para a grelha, brustolire, depois acrescenta-se azeite extra virgem, sal e tomates italianos frescos cortados em pedaços com manjericão. e por fim é composto tbm por Taglieri di salumi,Este nada mais é que uma seleção de presuntos e salames toscanos, algumas vezes servidos também com queijo. Na opção separada (somente o tagliere) é servido com o coccole (massa frita típica de Florença, que na tradução ao português seria “carinho”) e pães toscanos, que para quem não sabe é um pão que tem a característica de não conter sal! Por isso o prosciutto toscano tem mais sal que o de Parma, mas é mais macio. 

Como prato principal irei mostrar uma comida muitas vezes jogada fora no brasil e que é muito utilizada na culinária italiana:

2. Fior di Zucchini/Zucca: 


Utiliza-se como ingrediente principal a flor de abobrinha,ela pode ser encontrada frita, na pastella, ou seja em uma farinha tipo “tempura”, ou recheada,nos restaurantes mais refinados, encontramos recheada com muçarela de búfala, anchovas e na versão toscana, recheada com papa al pomodoro (sopa consistente de tomate e pão) ou salsiccia e stracchino (linguiça e queijo, como na versão do crostini). 

e por fim irei mostrar uma sobremesa perfeita que cumpri sua função adoçar a boca e complementar os pratos anteriores:

3. TORTA CO´BISCHERI: 


Este bolo é originalmente de Pontasserchio e é uma especialidade típica de Pisa, nas áreas de San Piero a Grado, Vecchiano, e Marina di Pisa e ainda  Lucca. Em Pontasserchio é tradicionalmente preparada em abril na feira da cidade, agora chamado Agrifiera, que cai no dia 28 do mês. Na ocasião, as senhoras preparam estes deliciosos bolos.
A primeira explicação para seu nome é que a palavra “bischeri” está se referindo as pontas do doce que faz a borda do bolo. De acordo com outra versão, a palavra “bischeri” se refere aos pinoli, que são um tipo de pinhão extraídos do pinheiro-manso (Pinus pinea), uma árvore difícil de ser cultivada, nativa da região do Mediterrâneo, que se assemelha a forma do órgão sexual masculino segundo a figura popular aqui na Toscana, ou ainda o “bischeri” pode se referir ao “marido chifrudo”

Bom o programa fica por aqui, mas Segunda tem mais Viagem Culinária em outro pais com mais curiosidades,Bjs e até segunda!

You Might Also Like

0 comentários

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.

Popular Posts

Flickr Images

Blog Archive

Flickr Images