Primeiro capítulo- ABDV.docx
1 / 14
Capítulo 1
Cena1:
Personagem
Helena ( Adriana Esteves)
Cenário: Praia noturna de Ipanema com ondas leves.
Trilha sonora: Partilhar- Rubel
Helena está sentada na areia da praia, que está vazia.
2 / 14
Narração off com a voz da Helena (Adriana Esteves)
“ Meu pai uma vez me disse que havia muita beleza nessa vida e que viver era uma dádiva. Ele falou passando as mãos sobre os meus cabelos, ele estava sempre vestido de branco, foi essa imagem que ficou gravada na minha cabeça até o último dia de vida dele. Ele não estava errado sobre a beleza da vida, ele só não falou sobre a melancolia e o vazio que também poderia existir nessa vida”
Cena 2:
Alguns dias depois…
Cenário: decoração de festa ao ar livre com umas 100 pessoas, comemoração do aniversário de 50 anos da Helena
Personagens:
Silvia ( Flávia Alessandra)
Silvania ( Carolina Dieckmann)
Helena ( Adriana Esteves)
* Instrumental ambiente tocado pela banda em cena
SILVIA: Eu acho que vou ter que confessar uma coisa para vocês, não é algo que vocês já não tenha se tocado, mas vocês me conhece eu tenho que verbalizar senão incho e até explodo .
3 / 14
SILVANIA: Ah Silvia, eu pensei que você já tinha criado juízo. Eu até sei o que você irá dizer…
HELENA: Pois eu não tenho a mínima noção, Silvania e sua mania de supor as coisas…
SILVANIA: Peraí, eu não estou supondo nada…
Silvania cutuca com o dedo a costela de Helena apontando para André .
SILVIA: não é isto. Não é sobre o André , eu inclusive nunca tive nada com ele desde quando eu tinha 18 anos. E acho inclusive que ele é gay. E tá tudo bem sobre isto. Eu estou assim é com a mamãe. Puts você reparou o como ela tá chamando os holofotes somente para ela. Como se fosse o aniversário dela. E de verdade mesmo acredito que bem na realidade ela acha que é sobre ela. Ela nunca mais saiu dos 50 e aí de vocês que falarem que ela tem mais que isto.
HELENA: Ah Silvia, deixa ela, ela tá se divertido. Ela tá tão jovial e tão cheia de vida. Eu nunca tinha visto ela assim desde que o papai morreu
SILVANIA: Eu estou com a Silvia nessa, o aniversário é seu Helena. Você devia aproveitar mais com os seus convidados ao invés de ficar aqui quase escondida. E eu sei o porque você tá assim. Poxa o Jorge não devia ter convidado aquela fofoqueira da Caca Vitória para a festa. O pior que amanhã saíra tanta coisa terrível naquela coluna de quinta categoria dela. Essa mulher não presta
HELENA: Sabe que uma vez eu sonhei que pegava essa piranha pelo cabelo e dava uma surra tão bem dada…
SILVIA: Pois eu não só sonhei como já meti a porrada na cara dela, tudo bem que eu estava bebada, no pior momento da minha vida. Toda “F*” da vida. Posso confessar uma coisa ( fala sussurrando ) Eu não me arrependi.
As três irmãs sorri, Silvania e Helena balança levemente a cabeça como se desaprovasse a atitude, mas não o suficiente para rirem da situação.
4 / 14
Cena 3:
Cenário: Festa dos 50 anos Helena, com aproximadamente 100 pessoas
Personagens
Cecília ( Mel Maia)
Camila ( Anaju Dorigon)
Livinha ( Juliana Paiva)
Bil ( Juan Paiva)
BIL : eu não me sinto bem nesse tipo de festa. Você acredita que eu trombei com aquele maluco da novela das nove, nem sabia que você conhecia essa gente…
CECÍLIA: Ah Bil você acha que Rio de Janeiro é tão grande assim?! Meu pai trabalha na Tv, óbvio que conheço muita gente da televisão. Olha que minha mãe barrou muita gente, se dependesse do meu pai teria muito mais celebridade aqui. E você tá lindo de smoking, mas não precisava vir assim não. Não é como se você estivesse indo casar haha
BIL: Pois se eu soubesse não teria vindo assim mesmo não. Pelo menos a sua avó me elogiou. Dona Sônia me ama acho.
CECÍLIA: Ama mesmo. 90% do meu assunto com ela é sobre você, e os outros 10% é questionar sobre minha mãe.
Camila e Livinha se aproxima do casal
CAMILA: Olá meus priminhos queridos…
LIVINHA : Oi gente, nossa tá um luxo tudo isto né?!
CAMILA: Ah você achou amiga ?! Eu tô achando com muita pouca gente, músicas chatas e falta homens bonitos também…
CECÍLIA: Pois a sua última queixa prima devo discordar.
Ela da um beijo em Bil
5 / 14
CAMILA: Eu também discordaria se o Bil estivesse no censo do ibope como homem disponível, mas como não está, ele faz parte do ranking dos não pegáveis.
LIVINHA : Pois eu achei muitos gatinhos por aí, não entendi a queixa Camila. Você está muito seletiva ultimamente.
Bil: Pois meu top três da festa é obviamente a minha princesa Cecília, a Dona Sônia e a Dona Helena.
CAMILA: ih cuidado Cecília já vi essa história de triângulo de mãe e filha, só que no caso a filha era a judas da história.
Todos rirem e a cena termina
Cena 4:
Cenário: Palco da festa de aniversário 50 anos de Helena, com banda ao fundo é aproximadamente 100 pessoas como convidados
* Instrumental ambiente tocado pela banda em cena
Personagem
Sônia Moretti ( Renata Sorrah)
Helena ( Adriana Esteves)
Silvia ( Flávia Alessandra)
Silvania ( Carolina Dieckmann)
Jorge ( Marcelo Novaes)
Caíque ( Romulo Estrela)
6 / 14
Sandra está no palco com o microfone e pede para a banda parar a música
SÔNIA : Atenção meus queridos convidados, alguns nem tão queridos assim porque eu não conheço. Mas isto aqui não é sobre eu, não é mesmo?! Isto aqui é sobre a minha Helena…
Música dramática, no telão do palco começa a aparecer algumas imagens de família
SÔNIA: Minha adorada garotinha agora está fazendo a mesma idade que eu tenho, como é possível?!
* as pessoas riem
SÔNIA: Eu sei que em um determinado momento eu não demostrei tanto afeto por você minha pintinha, sei que foi muito confuso para você. A nossa vida foi um mar e as ondas as vezes batia forte demais e machucava, e você mesmo ferida se levantava, porque de nos cinco, você sempre foi a mais forte. Seu pai, o tão memorável Doutor Moretti foi o primeiro a nos deixar, e te juro que doeu demais ver ele partir. Ainda mais por uma doença como a covid, já faz dois anos, passa tão rápido. Então viramos quatro, meus netos e agregados não fiquem com ciúmes, mas estou apenas introduzindo o início de tudo. Ficamos nós quatro mulheres, vocês minhas três filhas que amo tiveram seu próprio destino, mas no fundo do meu peito ainda considero nós quatro como uma só família. E você Helena é o elo da sensatez que liga tudo. Você é o meu maior orgulho, eu te amo muito. Existe filhos que nos escolhe no plano celestial, mas eu fui a mulher mais privilegiada do universo, eu tive a honra de te escolher e tive muito medo de que você não me escolhesse de volta. Tive pesadelos terrível sobre talvez você não me queresse como mãe, mas você me quis e eu fui a mulher mais sortuda do mundo. Obrigada por você existir minha filha, mil vezes te amo.
Close no rosto de alguns personagens
SILVIA * limpando os olhos que lacrimejou
JORGE * aplaudindo
CAÍQUE *aplaudindo
SILVANIA *abraçada com Helena não esconde as lágrimas
HELENA: Te amo Dona Sônia
7 / 14
Helena fala praticamente apenas mexendo os lábios e visivelmente emocionada.
*Abertura da novela
Cena 5:
Cenário: Palco da festa de aniversário 50 anos de Helena, com banda ao fundo é aproximadamente 100 pessoas como convidados
Personagem:
Cacá Vitória ( Déborah Secco)
Isadora ( Jade Picon)
Felipe ( Rodrigo Lombardi)
CACÁ: Acho essa sua fixação pelas irmãs Moretti um pouco doentia Felipe, e não é como se eu tivesse ciúmes por você e a Helena já terem vivido um tórrido romance com direito até a alarme falso de gravidez…
FELIPE: Ah pronto, começou. Mais de vinte anos você com a mesma ladainha. A família Moretti sempre me acolheu e tenho bastante gratidão a eles. Doutor Moretti era como uma pai para mim. Além do mais a Silvia é sócia do nosso Haras. Eu sei que vocês não se dão bem e eu não vou tomar partido por essa implicância gratuita que vcs tem uma contra a outra.
CACÁ: Eu sou sua mulher, acho que não é questão de tomar partido…
ISADORA: Ah pelo amor de Deus vocês dois não comecem a cachorrada aqui não. Civilidade pessoal, please. Obrigada
CACÁ: O pior que o Jorge que me chamou para essa festa, a Helena nem se quer me mandou uma mensagem. E olha que eu topei com ela dias desses no teatro municipal…
8 / 14
FELIPE: Bobagem, a Silvia fez questão e ela que estava organizando a festa. Helena nunca foi muito de fazer cerimônia.
ISADORA: O senhor irá me perdoar, mas nisso eu concordo com minha mãe. É nítido que somos pessoas no grata aqui. Só o senhor não vê porque a louca da Silvia da em cima de você. E nem adianta falar que não percebeu, ou essas baboseiras de que as Moretti são praticamente da família, pois existe algo chamado tensão sexual e vocês dois tem de sobra.
CACÁ: Isto é um fato, não tem como negar
Felipe fica visivelmente constrangido e muda o tom de pele em poucos segundos
Cena 6:
Cenário: Hospital Sérgio Moretti
Consultório do Dr Caio Augusto
Personagem:
Caio Augusto ( Murilo Benício)
Clara ( Ágatha Moreira)
Clara entra no consultório de seu marido Dr Caio
CLARA: Oi meu amor, desculpa aparecer por aqui a essa hora, mas era caso de urgência. Sei que você está de plantão, mas…
CAIO: Você nunca é uma surpresa desagradável. Se quiser pode vir aqui todos os dias. Hoje está até tranquilo, só estou me preparando para uma cirurgia que acontecerá daqui umas meia hora.
CLARA: É sobre a minha style que mudou para Londres e me deixou na mão, e estou com medo de nosso casamento não sair como nos meus planos. Só temos um
9 / 14
mês para cerimônia e terei que correr para preparar tudo do zero. Estou apavorada!!
CAIO: Mas o que você quer? Não é só arrumar outra?!
CLARA: Não é bem assim amor, a Gigi era a maior style do Rio, acho difícil arrumar uma outra com tanta influência em tão pouco tempo.
CAIO: Por mim eu casaria no meio do mato sem essas pessoas cheia de fluflu. Isto seria muito mais especial
CLARA: Você fala isto porque você é homem. Eu imaginei o casamento perfeito desde que eu tenho seis anos de idade. Não acho justo casar como uma indigente logo agora que arrumei o marido perfeito.
CAIO: Mas o que você quer fazer? Adiar o casamento?
CLARA: Não!! Deus me livre! Ja convidamos praticamente todas as pessoas importantes que quero que esteja no meu casamento. Minha mãe já tá toda animada para vir de Poços de Caldas lá no interior de Minas. Adiar não é uma opção.
CAIO: Então a gente pode apenas casar e ser feliz sem se preocupar com toda essa planfletagem cafona
CLARA: Mas o lado bom de se casar é justamente a cafonice. Já que eu vou me casar eu quero o pacote inteiro. Quero as pessoas admirando ou falando mal justamente por inveja. Mas eu vou dar um jeito de arrumar uma cerimonialista muito incrível. Inclusive a Cacá me indicou uma ótima, só estou com medo de estar em cima da hora.
CAIO: Eu sei você sempre consegue meu amor
Os dois se beijam. E quando Clara abre os olhos ela repara em uma foto bem no canto de uma mesinha do consultório de Caio. Nela está Silvania sua ex esposa e Camila sua filha ainda criança abraçadas.
Clara não fala nada, mas ela sentiu um pouco desolada com essa pequena memória de Caio.
10 / 14
Cena 7:
Mansão do Gustavo Fortuna:
Sala de estar
Personagem
Gustavo ( Renato Góis)
Rogério ( Danton Mello)
Tadeu ( Marcelo Melo Jr)
Fatima ( Luana Piovani)
ROGÉRIO: Hoje era o aniversário da Helena, né?! Eu fiquei de dar uma passada lá só que esse trânsito infernal do Rio de Janeiro não colabora. Iria chegar no final da festa
FATIMA: A Helena é uma querida, amo de paixão. Mas Deus me livre pegar a ponte Rio Niterói em pleno meio de semana, amanhã tenho que dar aula cedo. Vida de professor assalariado não é fácil. O Gustavo não sabe o que é isto, mas eu e o Tadeu sabemos bem…
GUSTAVO: Pois eu admiro vocês dois muito, obviamente o Tadeu um pouco mais.
TADEU: Desse jeito a Fátima ficará com ciúmes.
Gustavo da um beijo no Tadeu
GUSTAVO: Se a Fátima quiser eu também lhe dou um beijo para aumentar o grau de admiração.
FATIMA: Ok, isto está indo para um caminho estranho. Melhor resertarmos essa conversa
ROGÉRIO: A Fátima é tão caxias. Só tem a pose de inabalável.
Ivone a empregada chega com alguns dry martini para os convidados de Gustavo
11 / 14
ROGÉRIO: Ultimamente estou bebendo mais do que eu poderia
FATIMA: Deu para perceber meu amigo. Você anda exagerado, e espero que você não pegue a estrada hoje. Aliás você pode deixar seu carro aqui no Gustavo e ir embora comigo.
ROGÉRIO: Eu acostumei a beber, eu preciso do meu carro amanhã de manhã, e beberei apenas essa taça. Eu não tô falando que a Fátima é careta.
TADEU: A Fátima está coberta de razão, deixa seu carro aqui. Amanhã eu levo ele para você.
ROGÉRIO: Negativo, vocês estão me tratando como um bebado inconsequente. Eu consigo dirigir e não fico bebado facilmente.
Eles olham um para cara do outro e Gustavo muda de assunto.
GUSTAVO: Eu e o Tadeu iremos ficar noivos e queremos que você Fátima e Rogério como padrinhos
TADEU: Em primeiríssima mão.
FATIMA: Meu Deus que tudo. A bruaca da sua irmã Gustavo irá se rasgar por inteiro. Homofóbica do jeito que ela é. Esses dias no programa dela ela deu uma opinião tão tosca sobre adoção de crianças por casais do mesmo sexo.
GUSTAVO: A Cacá é muito lunatica, ela acredita seriamente que ela é uma sant
idade. Eu parei de me importar com ela. O Tadeu me ajudou muito
ROGÉRIO: Own vocês dois são muito fofinhos
FATIMA: Agora só falta você e a Anita se ajeitar Rogério.
ROGÉRIO: pois é mais fácil chover canivete do céu
Tadeu e Gustavo riem, Fátima faz uma careta de desaprovação.
Cena 8:
Cenário: Festa dos 50 anos Helena, com aproximadamente 100 pessoas - Jardim perto da Piscina
Personagem
Nana ( Lucinha Lins)
Bernado ( João Guilherme)
Anita ( Lavínia Vlasak)
NANA: Como sua mãe está linda meu neto. Acho a energia da Helena radiante
ANITA: Ainda mantém a pose de bailarina clássica. Acho isto tão impressionante
BERNARDO: Na verdade eu não queria estar em uma festa com esse tanto de gente estranha. Minha mãe é mais que isto
ANITA: Na verdade Bernardo, acho sim legal sua mãe comemorar seu aniversário nessa festa megamidiática. Ela merece ser aplaudida. Você também devia se importar mais com essas coisas…
NANA: Eu entendi o que o Bernardo quis dizer, ele é um garoto introvertido.
BERNARDO: Na verdade eu não busco aprovação para minhas opiniões. Estou meio que cagando para vocês…
Bernado da as costas para elas e sai andando em direção a piscina.
ANITA: Escuta aqui seu m…
NANA: Deixa ele minha filha, ele é apenas uma criança.
ANITA: Na verdade mãe eu tenho um pouco de medo do que o Bernardo se transformou. Lá na escola ele tem um comportamento muito estranho. Ele é frio, desde pequeno ele não consegue demonstrar sentimentos.
NANA: Ele é tímido minha filha, ele desde pequenininho vive no mundinho dele. Deixa ele, o bichinho só está assustado.
13 / 14
ANITA: Isto não é timidez mãe, ele é muito persuasivo. Tem uma galera lá da escola que acompanha ele, e é até assustador. Eu irei ter uma conversa com a Helena sobre isto. Ela precisa saber sobre o Bernardo.
Nana apenas olha incrédula para Anita como se não acreditasse no que a filha acabava de falar
Cena 9:
Cenário: Festa dos 50 anos de Helena, um lugar calmo e escuro.
Música de fundo bem longe
Personagem
Isadora ( Jade Picon)
Caique ( Romulo Estrela)
Camila ( Anaju Dorigon)
Livinha ( Juliana Paiva)
Caique aproveita que Isadora está sozinha no fundo da casa grande da fazenda dos Moretti
CAÍQUE: Então você irá fingir que não me conhece mesmo?
ISADORA: Na verdade não é fingimento. Apenas não sou íntima de você.
CAÍQUE: AH pelo amor de Deus Isa, você passou o verão inteiro me provocando naquele Haras do seu pai.
ISADORA: Ah é mesmo?! Desculpa eu só estava entediada. Ficar no meio do mato com cavalos e peões chucro me faz ter esse tipo de comportamento.
ISADORA: E isto é praticamente um atestado de peão chucro, coisa que meu pai também é. Além do mais você é casado, se toca
Ela da as costas para ele, e ele a segura no braço.
CAÍQUE: Você que me provocou primeiro
ISADORA: Como lhe disse eu estava entediada. E quer saber de uma coisa?
Isadora segura o seu rosto e tasca um beijo
Camila e Livinha logo em seguida se aproxima e vê a cena.
FINAL
DO CAPITULO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário